Carioca Sobre Rodas
O projeto Carioca sobre Rodas existe desde 2012 através da idealização e coordenação da Pentacampeã brasileira de dança esportiva em cadeira de rodas, Viviane Macedo, que é realizado na Escola Carioca de Dança. Por todo esse tempo crianças e adolescentes cadeirantes tiveram a incrível oportunidade de experimentar os benefícios que a dança de salão trouxe para suas vidas através da inclusão social com os andantes, além dos benefícios físicos e psicológicos
Desde o início de 2017 o projeto é dirigido pelo diretor da Escola Carioca de Dança, Marcelo Martins, e tem Viviane Macedo como coordenadora. Em 2018 o projeto teve o patrocínio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Cultura, Smart Fit e Liame.
Em 2023 o Projeto será no formato online com aulas de Dança de Salão com o Professor Jaime Arôxa e será montado um espetáculo online sobre a diversidade na dança.
Durante o ano de 2022 o Projeto contou com o patrocínio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Cultura, através do edital FOCA 2021.
A finalidade do projeto é promover aulas de dança de salão para cadeirantes com o intuito de inseri-los na sociedade e trabalhar com eles todos os benefícios que a Dança de Salão proporciona. Quando criamos espaços sociais e públicos para que pessoas com necessidades especiais possam interagir através de um esporte, lazer ou terapia estamos incluindo estas pessoas no convívio em sociedade, fortalecendo sua inserção no espaço público e ajudando a fortalecer sua autoestima e consciência sobre sua condição de cidadania. Através do fortalecimento físico e emocional que a dança de salão capacita estas pessoas de necessidades especiais, fortalece sua capacidade como sujeito social de pensar e transformar o meio social, trazendo empoderamento para os cadeirantes intervirem em sua realidade de vida de forma positiva.
O projeto acontece aos sábados das 10h às 13h, no salão principal da Escola Carioca de Dança. As aulas são ministradas pelas professoras Nathália Riera e Letícia Oliveira, formadas na própria escola, ambas cursando Faculdade de Educação Física, e conta com a participação da assistente social Taís Vieira. Temos vagas para andantes participarem das aulas, onde inclusive é nosso convidado. Venha participar deste grande projeto conosco. O espaço tem espelho, piso específico para a prática da dança e banheiro adaptado.
Sem dúvida os maiores beneficiados com o projeto são nossas crianças e adolescentes que tem continuidade na sua atividade de lazer que tanto contribui para seu desenvolvimento de autonomia pessoal, cidadania e físico. O depoimento delas nos revela o quanto a dança tem sido transformadora na vida dessas crianças e adolescentes. Como por exemplo:
“Tatiane Colto Lima, 14 anos
- O que a dança significa pra você?
Independência.”
“Vinícius Rangel Valentin, 14 anos.
- Do que mais gosta nas aulas?
Dos vários modos de tocar a cadeira
- O que a dança significa pra você?
Melhorou no modo que eu me locomovo.”
A dança de salão é uma atividade que promove bem estar físico, mental e social para seus praticantes. Além de ser considerada uma expressão artística, cultural e terapêutica do qual pode ser narrada através da mais singela poesia dos movimentos até na forma detalhada sobre os benefícios que traz ao corpo e a mente. A dança tem o poder de aumentar a autoestima e autoconfiança sobre o corpo, movimento, equilíbrio, concentração, respiração, agilidade no pensar, na tomada de decisões, melhora a desinibição, empoderamento de um ser social que pode interagir com o outro de igual para igual.
Aprender a musicalidade através do corpo no ritmo da música, já é um processo libertador ao corpo em sua forma de expressão de sentimentos e bem-estar consigo mesmo, mas aprender que podemos entrar nesta mesma sintonia dançado em conjunto com outro é o que faz a magia da dança de salão ser uma atividade tão completa para qualidade de vida humana.
Aos andantes a dança de salão já traz todos estes benefícios citados à cima, aos cadeirantes a dança de salão representa o dobro de oportunidades de melhores condições de vida ao praticante. Pois além de todos os benefícios acima citados a dança de salão ajuda na manutenção do tônus muscular que melhora na coordenação motora dos praticantes. Os cadeirantes passam a ter melhor manejo e interação com sua cadeira de rodas, dando-lhe maior autonomia para se movimentar sozinho e superar as dificuldades de acessibilidade que os lugares da cidade impõem.
Entendemos que as pessoas que necessitam usar cadeira de rodas em nossa sociedade têm pouco espaço e visibilidade social de suas dificuldades cotidianas. São pessoas com necessidades especiais de locomoção andando em uma cidade urbana que não é pensada para integralizar essas pessoas nas suas atividades mais comuns como ir ao trabalho, escola/faculdade ou de ter momentos de lazer e convívio social. Quando essas pessoas não se sentem presas dentro de casa pelas suas questões subjetivas de lidarem com sua condição física, sentem-se excluídas por não terem acessibilidade ao espaço urbano como as demais pessoas. Nós do Projeto Carioca sobre Rodas acreditamos que criar espaços de cultura e lazer como é a dança de salão, tem um impacto direto para inclusão das pessoas cadeirantes no meio social, fortalecendo a interação social com outras pessoas em sua mesma condição e com andantes. A presença de caldeirastes no convívio comum com andantes incita o pensar coletivo para acessibilidade urbana e inclusão das pessoas cadeirantes nos espaços públicos.